Com o objetivo de ter uma educação voltada para a realidade local, crítica e transformadora, a rede municipal de ensino de Descanso está trabalhando com o tema gerador, proposta de Paulo Freire. Nesse sentido, os professores da Escola Básica Municipal Cachoeirinha realizaram visitas às famílias de alunos, após passou a se pensar em algumas medidas que a escola pudesse adotar para contribuir para a melhor qualidade de vida dos mesmos. A partir deste estudo da realidade, percebeu que muitas famílias têm a intenção de permanecer na agricultura, porém, estas sentem falta de alternativas.
Para suprir estas dificuldades, um dos caminhos enfrentados foi perceber que a coletividade, ou seja, o trabalho em grupo é uma das principais formas de agregação de valor. Nesta perspectiva, o coordenador regional do Consad - Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local, Silvio Dhil, esteve na escola conversando com os alunos de 7ª e 8ª série, sobre a importância de se trabalhar em grupo. Então surge um novo desafio: criar associações com esses alunos, atribuindo a cada equipe algumas responsabilidades e obrigações.
Conforme a diretora, Daiane Formagini, foi criada cinco associações (horta, jardinagem, recreação, limpeza externa, mural e painel). Para ela o resultado está sendo extremamente positivo. “Quando as pessoas se unem, surgem mais forças e ideias, ocorrendo assim a possibilidade de mudanças. O nosso objetivo não é apenas tornar estes adolescentes críticos e construtivos na escola, mas que quando voltem para as propriedades rurais de suas famílias, estes consigam perceber que permanecendo no campo, há possibilidade da melhoria de qualidade de vida”,enfatiza.
Algumas atividades deste projeto estão se tornando grandes marcos na escola. Atividades como o mutirão para a ampliação e melhoria da horta, plantio de árvores, grama e flores, limpeza do ginásio, festa dos aniversariantes, confecção de murais comemorativos e educativos, entre outras ações que estão sendo desenvolvidas no cotidiano escolar.
Para suprir estas dificuldades, um dos caminhos enfrentados foi perceber que a coletividade, ou seja, o trabalho em grupo é uma das principais formas de agregação de valor. Nesta perspectiva, o coordenador regional do Consad - Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local, Silvio Dhil, esteve na escola conversando com os alunos de 7ª e 8ª série, sobre a importância de se trabalhar em grupo. Então surge um novo desafio: criar associações com esses alunos, atribuindo a cada equipe algumas responsabilidades e obrigações.
Conforme a diretora, Daiane Formagini, foi criada cinco associações (horta, jardinagem, recreação, limpeza externa, mural e painel). Para ela o resultado está sendo extremamente positivo. “Quando as pessoas se unem, surgem mais forças e ideias, ocorrendo assim a possibilidade de mudanças. O nosso objetivo não é apenas tornar estes adolescentes críticos e construtivos na escola, mas que quando voltem para as propriedades rurais de suas famílias, estes consigam perceber que permanecendo no campo, há possibilidade da melhoria de qualidade de vida”,enfatiza.
Algumas atividades deste projeto estão se tornando grandes marcos na escola. Atividades como o mutirão para a ampliação e melhoria da horta, plantio de árvores, grama e flores, limpeza do ginásio, festa dos aniversariantes, confecção de murais comemorativos e educativos, entre outras ações que estão sendo desenvolvidas no cotidiano escolar.
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